ACUPUNTURA, SHIATSU, ELETROACUPUNTURA, AURICULOACUPUNTURA, MOXABUSTÃO, VENTOSATERAPIA

RENOVAÇÃO DE ANUIDADES OU NOVAS FILIAÇÕES: INFORMAÇÕES EM "FILIE-SE"
   Casa      Filie-se

O SINDACTA ampara e é composto de profissionais que atuam com as seguintes modalidades terapeuticas:

Acupuntura, Shiatsu, Tui Na, Anma, Moxabustão, Craniopuntura, Qi Gong, Auriculoterapia, Quiroacupuntura, Koryo Sooji Chim, Fitoterapia Chinesa, Cromopuntura, Eletroacupuntura, Ryodoraku, Manaka, Akabane, Laserpuntura.

Se você atua com uma dessas áreas, pode se filiar e apoiar-se na estrutura Sindical, que visa proteger a atuação profissional de seus associados e garantir os devidos reconhecimentos legais dessas profissões. Atualmente a atividade mais ameaçada é a da Acupuntura praticada por autênticos Acupunturistas, formados por cursos específicos da técnica, em seus diversos níveis. Por isso mesmo o foco do Sindacta nos últimos anos foi por sua regulamentação.

As demais técnicas recebem igual amparo e valor por parte do Sindacta

QUEM PODE SE FILIAR?

Os profissionais das modalidades acima podem se filiar. Seguimos as diretrizes propostas pelo próprio Projeto de Lei 1549/2003, aceitando todos os diplomados em cursos reconhecidos pelas Secretarias Estaduais de Educação (cursos técnicos com 1600 horas), todos os formados em cursos de especialização com 1200 horas de formação, cursos de Pós-graduação em instituições de ensino superior, e também os certificados em Cursos Livres, contanto que tenham recebido a mesma carga horária mínima exigida para outros profissionais (1200h), e os práticos e de Tradição Familiar, contanto que demonstrem o efetivo exercício prático em acupuntura, através de documentos como Alvará de Localização (cópia), e/ou Declaração de Imposto de Renda (cópia), pelo período mínimo de 5 anos. Também filiamos todos aqueles que tiverem o Alvará de Licença da Prefeitura de seu respectivo município.

Estudantes de cursos de acupuntura também são bem-vindos, recebendo os benefícios dos descontos em cursos, congressos e materiais de acupuntura. Serão efetivados ao se formarem e atenderem as exigências acima.

PASSO A PASSO PARA A SINDICALIZAÇÃO ou PARA RENOVAÇÃO DE ANUIDADES

1. TUDO PODE SER FEITO PELA INTERNET, ATRAVÉS DO EMAIL (presidencia@sindacta.org.br) OU PESSOALMENTE NA SEDE DO SINDACTA (Rua Guapeni 26-fundos); SE FOR RENOVAÇÃO DE ANUIDADE, BASTA IR DIRETO AO ÍTEM 4!

2. Reuna cópia dos documentos que comprovem sua formação, incluindo certificados de conclusão de curso, ISS e Alvará (quando houver), Declaração de Imposto de Renda (se declarar a atividade). Envie por email, ou entregue em um envelope na sede. Precisamos também da cópia da Identidade e do CPF (se já não estiver na identidade). Escaneie uma foto 3X4 para a carteira, ou coloque no envelope. Forneça por escrito as seguintes informações: email, telefone, celular, endereço com CEP.

3. Aguarde a aprovação de sua documentação, por email.
4. Efetue o depósito da anuidade, conforme tabela abaixo, acrescentando o valor da taxa de correio, caso não queira receber a carteira em nossa sede. Depósito na Caixa Econômica Federal, Ag. 0228, Operação 003, C/C 00001739-0

Taxas e anuidades SINDACTA

Anuidade:
  • Profissionais: R$ 125,00 (para recebimento da carteira em nossa sede Rua Guapeni 26- Fundos- Tijuca- RJ)
  • Estudantes: R$ 65,00 (para recebimento da carteira em nossa sede Rua Guapeni 26- Fundos- Tijuca- RJ)
  • Taxa de envio da Carteirinha: R$ 35,00 (a ser depositado somando-se ao valor da anuidade, ou seja, R$ 160,00 (profissionais) e R$ 90,00 (estudantes)).

5. Envie email confirmando o pagamento, informando data, agência e hora do depósito, para que localizemos seu depósito. Ou escaneie o comprovante e o envie (presidencia@sindacta.org.br).

6. Venha buscar sua carteirinha em nossa sede (Rua Guapeni 26- fundos) ou peça que enviamos pelo correio (caso tenha feito o depósito acrescentando a taxa de envio, conforme explicado acima, no ítem 3). MANTENHA SEU ENDEREÇO ATUALIZADO, preferencialmente, confirmando o mesmo no email do aviso de depósito.

OBS: Em caso de dúvidas informe-se diretamente por email ou telefone.

Depósito na Caixa Econômica Federal, Ag. 0228, Operação 003, C/C 00001739-0. Pode ser feito diretamente, por envelope, na máquina de qualquer agência CEF.

Perguntas e Respostas

1) Para que ter um sindicato de acupuntura?

Para representar os acupunturistas e demais profissionais junto aos órgãos do governo, como “pessoa jurídica”, e assim ter mais força política. A filiação ao sindicato é um instrumento de auxílio da comprovação da prática profissional, se assim for necessário.

2) É obrigatória a filiação?

Não. A filiação é espontânea, indicada para aqueles que desejam participar e ajudar a fomentar os processos de regulamentação.

3) Onde fica o sindicato?

Nossa sede fica na Rua Guapeni 26 fundos - Tijuca - RJ.

4) Quem está na diretoria?

Fernando Lyra Reis, Walter Galvão e César Galvão.

5) O que eu ganho me filiando ao sindicato?

Ganha a condição de integrante de uma classe profissional, descontos em cursos e compra de produtos, assessoria jurídica e uma forma de comprovar a prática da sua atividade.

6) Como vou saber o que o sindicato faz com o dinheiro?

O balanço será publicado periodicamente, e todos os sindicalizados receberão o mesmo.

7) Eu já pago um sindicato... Preciso pagar o SINDACTA?

A contribuição sindical é obrigatória pra quem é empregado com carteira assinada da respectiva categoria. A filiação ao SINDACTA é voluntária. Você  pode optar por pagar a contribuição sindical apenas para uma categoria e se filiar ao sindacta de forma solidária a classe de acupunturistas e afins.

8) Como faço para me filiar?

Enviar pelo correio a ficha preenchida, que está no site, junto com os demais  documentos exigidos. Após verificação dos mesmos, será autorizado mo pagamento da anuidade correspondente a sua categoria, e a carteirinha emitida e enviada pelo correio.

9) Eu não tenho acesso à internet. Como faço para me sindicalizar?

Forneça as informações por telefone.

10) Eu só tenho o curso de auriculoterapia, posso me sindicalizar?

Envie sua documentação e a comissão técnica vai avaliar se é possível a filiação.

11) Já mandei meus documentos e até agora não recebi resposta.

Envie um email ou telefone avisando. Vou verificar e retorno seu contato.

12) Posso me filiar a outro sindicato? Sim, mas saiba que pelo Ministério do Trabalho, o Sindacta é o único com valor legal e territorial sobre todo o ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Qualquer outro não tem valor legal para as atividades mencionadas acima, principalmente a acupuntura.

13) As cópias dos documentos precisam ser autenticadas?

Sim, por exigência legal

14) Quero me cadastrar para receber a mala direta

Mande um email para presidencia@sindacta.org.br

15) Vai ter parcelamento?

Não. A anuidade será paga em uma única parcela.